Rádio RCA
Nos anos 1940 a RCA era uma das principais produtoras de equipamentos de som, principalmente vitrolas e rádios. Era comum encontrar um modelo como este nas casas brasileiras até o final da década de 1950. Vivíamos a chamada "Era do Rádio", onde predominavam as estações de OM (Ondas médias) e OC (Ondas Curtas).
Os primeiros equipamentos de TV no Brasil eram da RCA.
Rádio Saba - Friburg7 (esquerda)
Ele foi produzido em 1957 e importado para o brasil, se tornando tradicional devido ao seu valor acessível, foi sucesso nas lojas do país. Além da sua função de rádio ele servia como peça de decoração por sua beleza e devido ao seu tamanho, ele era grande e não tinha como carregá-lo de um lado para o outro.
Rádio Philco Ford(direita)
Um rádio muito mais barato que a tv, um Transglobe B-470 foi popular do final dos anos 50 até o início dos anos 70, era um aparelho fácil de ser encontrado em todos os cômodos da casa devido ao seu tamanho, peso e sua alça que facilitava o transporte.Câmera RCA TK-30
É a primeira câmera de tv no Brasil e da América do Sul. Ela inaugurou a PRF-3 TV Tupi Difusora, canal 3 paulistano, no dia 18/09/1950. Não possuía zoom automático e apenas trocas de lentes para o foco. Esse mesmo equipamento foi vendido para outros canais, inaugurando também a TV Excelsior em 1960 e a TV Gazeta em 1970.
Tv Philco HI-FI
É um dos primeiros televisores do país, de 1950. Ao fechar suas portas, parecia um móvel, um gabinete de madeira. Ela tinha o mesmo valor de um carro na época. Chatô importou 200 televisores da marca RCA para a inauguração e ouros foram comprados e importados por famílias ricas. Esta TV é uma dessas.
TV GE
Televisor GE(General electric) é de 1957. Foi utilizado nos anos 60, as tvs passaram a mudar seu design e peso, a traicional estrutura de madeira foi substituida por ferro. Nesta época ja assisiam aos primeiros programas do Silvio Santos.
Câmera RCA K 60
Era um dos equipamentos mais populares nos estúdios das emissoras na década de 1960 e 1970. A TV Globo utilizava esse modelo desde sua inauguração. O programa Silvio Santos, para assegurar uma unidade visual naquilo que era produzido pela própria emissora, comprou câmeras TK-60. Foi um grande investimento para uma produtora independente.
Câmera Auricon 16mm
A produtora de Silvio Santos usava esta câmera para fazer reportagens externas nos anos 1970. Este equipamento utilizava filme 16mm. O resultado era um melhor acabamento nas produções. Entre as reportagens filmadas em 16mm, estão os quadros Sinos de Belém, Cidade contra Cidade, Show da Loteria Esportiva, todos pertencentes ao programa Silvio Santos. Vale a pena observar a torre de lentes, não havia zoom em nenhuma câmera, sendo assim era a troca de lentes que permitia enquadramentos diferentes.
Televisor Philips
Ele faz parte da primeira leva de televisores coloridos do país. Em 1972, foi especialmente importado pelos Diários Associados para realização de testes, já configurado para o recém-criado sistema PAL-M. Pertenceu a um dos maiores nomes de nossa radiofusão, Enéas Machado de Assis, que foi presidente da Aesp( associação das Emissoras de São Paulo) e responsável pela festa do IV Centenário de São Paulo, em 1954.
TV Semp Baby
Este foi um dos primeiros modelos portátil colorido do Brasil, de 10 polegadas. É de 1972, ano do inicio oficial das transmissões em cores no país, ele era muito mais leve que os televisores portáteis fabricados anteriormente, se tornando o mais popular no Brasil.
Câmera Arriflex 35mm
A maioria das TVs e produtoras independentes utilizava câmeras de 16mm, pelo tamanho e custo menor que as mais profissionais, de cinema, com rolos de 35mm. Em 1970 Silvio Santos investiu nas duas. Possuía entre elas, esta câmera Arriflex 35mm elétrica. Foi um dos pioneiros na produção independente para a TV no Brasil.
Em 1975, esta câmera foi usada para rodar o filme Ninguém Segura essas Mulheres, primeira e única produção cinematográfica dos Estúdios Silvio Santos.
Câmera RCA TK 46
Ela está identificada como uma RCA TK-45, mas é uma atualização dos modelos TK-46 da RCA, uma das primeiras coloridas do mundo. No Brasil, essa essa versão tornou-se popular nos anos 70. O Programa Silvio Santos utilizou, a partir de 1976, câmeras TK-45, mas foram consumidas pelo fogo no antigo Teatro Manoel de Nóbrega. Em 1978, com a ida para o Teatro Silvio Santos, no Carandiru, Silvo adquiriu as TK-46, inicialmente usadas na TV Record. De boa qualidade, o equipamento(que incluía as modernas lentes eletrônicas Schneider-Kreuznach) foi utilizado pelo SBT até 1994.
Câmera Sony Digital Betacam
Das câmeras pesadas de estúdio para a mobilidade com o equipamento no ombro. As t
ransmissões externas e reportagens ganharam mais agilidade com equipamentos como esta cãmera Betacam, da Sony(modelo DVW-790WS). A qualidade da imagem era muito superior, com mais nitidez, brilho, e contraste. No final dos anos 90, era comum as equipes de externa utilizarem essas câmeras.
TV Mitsubishi
Este televisor (modelo TC 1441,14 polegadas), de 1991, faz parte de uma nova fase no Brasil. A TV aberta, aos poucos passa a competir com a paga. Os telespectadores mudavam seus hábitos, passando a não se levantarem para trocar de canal. O controle remoto tinha um compartimento interno para sua colocação, no lado esquerdo do aparelho, também possuía conversor interno para canais VHS e UHF. As pessoas costumavam ligar o Videocassete neste aparelho, porque era o boom das videolocadoras.
Câmera Sony PDW F335 HD
Silvio Santos, que sempre acompanhou o progresso de nossa TV, chegou a era digital. Nos anos 2000, o SBT passou a utilizar regularmente esta câmera para suas produções externas, como por exemplo, as pegadinhas, que ganharam qualidade e maior acabamento nas imagens.