Mas será que você sabe como se originou essa festa no Mundo? Então vamos descobrir agora.
As festas já aconteciam antes mesmo da era cristã em várias partes do mundo, no hemisfério norte os Pagãos comemoravam o Solstício de verão, que é o dia mais longo e a noite mais curta do ano, que ocorria entre os dias 21 e 22 de junho. Outros povos como os Celtas e Egípcios, pediam fartura nas colheitas. Na Europa houve celebrações à fertilidade até o século 10, a igreja tentou acabar com essas festas, mas não teve êxito, então decidiu homenagear três Santos neste mês, Santo Antônio dia 13, São João Batista dia 24 e São Pedro dia 29 de junho.
No Brasil, os Índios realizavam rituais para a agricultura com cantos, danças e muita comida. Com a chegada dos jesuítas portugueses as culturas se fundiram criando a festa junina atual.
A festa é considerada caipira porque até meados do século 20, 70% da população moravam no campo. As festas mais populares estão no nordeste, nas cidades de Caruaru (Pernambuco) e Campina Grande(Paraíba).
Curiosidades:
No início a festa se chamava Festa Joanina, para homenagear João Batista, que segundo a Bíblia ele batizava as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus.
Com o tempo a festa foi evoluindo com a criação das fogueiras para esquentar o frio, brincadeiras como o pau de sebo, correio elegante, também a quadrilha com o casamento, comidas, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário