Tudo começa em 1920 na gestão do Prefeito José Pires do Rio, quando o engenheiro Francisco Saturnino de Brito sugere a José a criação de uma espécie de cinturão de parques para protege o leito dos rios, mas devido a grandiosidade da obra o projeto não foi a diante.
Na década de 30 a discussão é retomada, mas desta vez com foco na
circulação de veículos. O então prefeito Prestes maia coloca em prática o
projeto alinhando o rio Tietê. Em 1950 o engenheiro norte americano Robert
Moses propôs a criação de via expressas e a criação de um anel viário para
ligar a marginal às principais rodovias que passam pela cidade.
By Peter Louiz - Própria, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=10604142 |
No mesmo ano as obras são iniciadas e duram 20 anos até 1957, quando é inaugurada a primeira parte da obra que foi a via do lado direito do rio. A conclusão total foi em 1977, no ano de 2010 a via foi totalmente reformada e houve várias mudanças.
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